https://open.spotify.com/episode/6zGPxwImQAWLLSFItAzR1z?si=544312fd83804cc4
Junho é o mês latino-americano no Rede Poderosa e o livro escolhido do mês é o excelente Jamais o Fogo Nunca, da chilena Diamela Eltit, publicado em 2017 pela editora Relicário, com tradução de Julián Fuks.
Passado num tempo incerto e com personagens anônimas, o livro é narrado por uma mulher que vive num quarto-e-banheiro com seu companheiro, que necessita de muitos cuidados, apenas saindo para trabalhar como cuidadora de idosos. Num fluxo turbulento entre passado e presente, a protagonista alterna a sua rotina de cuidados nessa espécie de célula enquanto revive um passado angustiante de violência e esperanças perdidas.
Jamais o Fogo Nunca é um livro que toca as feridas da América Latina de maneira muito profunda. Das memórias e traumas expostos pelos fluxos de consciência da protagonista, são expostas formas de violência, apagamento da memória, sacrifício, desilusão e a derrisão do próprio corpo e das ideias pelos efeitos naturais do tempo ou pela imposição de uma história que se diz maior, inclusive a que divide o mesmo teto.
Esse episódio conta com a participação mais-que-especial da Juliana Costa Cunha, nossa amiga de longa data do @coisasqueleio.
Vem com a gente!